Curso de Amigurumi

Curso de Amigurumi: Vale a pena fazer? Como começar?

Se você está querendo fazer um curso de Amigurumi, mas ainda não sabe qual curso escolher ou como começar, saiba que este nosso conteúdo foi feito para você.

Hoje, ao longo deste nosso artigo, lhe falaremos tudo em relação aos cursos de Amigurumis que temos no mercado e como eles funcionam.

Somado a isso, também comentaremos melhor sobre o que você precisa para começar hoje a fazer um amigurumi.

Então, se você caiu nesse conteúdo de paraquedas e não faz ideia de como começar no universo dos amigurumis, leia até o final.

Antes de iniciarmos, não deixe de compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também estão querendo começar a fazer amigurumis.

Agora, vamos lá!

O que é Amigurumi?

Começando pelo conceito, é importante entendermos primeiro o que é o Amigurumi.

Aqui no blog, mesmo falando constantemente sobre os amigurumis, vemos que ainda existem pessoas que não sabem o que é um amigurumi.

De forma simples, o Amigurumi é um tipo de artesanato. Mais especificamente um tipo de artesanato que utiliza de técnicas de crochê para desenvolver figuras.

Mais a frente iremos comentar melhor sobre quais são as técnicas e materiais usados nos Amigurumis. Contudo, já podemos lhe adiantar que muitos itens de crochê acabam sendo úteis aqui.

Dessa forma, comentando mais sobre os Amigurumis, vemos que eles são bonecos ou qualquer outro tipo de figura feitos a partir dessa técnica.

Nos últimos anos, vemos que há uma grande popularização dos amigurumis como peças de artesanato.

Dessa forma, por aqueles que gostam de artesanato, este tipo de peça acaba sendo bastante interessante.

O grande ponto e diferencial dos Amigurumis é que é possível fazer qualquer peça com eles.

Então, desde bonecos de super-heróis até mesmo animais, você consegue fazer com esta técnica de artesanato.

Mas, em relação as figuras, não se preocupe. Mais a frente, explicaremos quais são os amigurumis ideais para iniciantes, intermediários e avançados.

Agora, antes de tirarmos algumas dúvidas e falarmos melhor sobre Curso de Amigurumi, é importante falar sobre o surgimento deles.

Quando surgiu o Amigurumi?

curso de amigurumi

Entre os principais tipos de artesanato que estamos acostumados a ver no dia a dia, vemos que grande parte deles são recentes.

Não é muito difícil vermos um estilo de artesanato surgindo e ganhando muita popularidade.

Mas, em meio a um universo de artesanatos novos, o Amigurumi traz uma relevância história de muito tempo. Apenas para que você tenha ideia, os Amigurumis são uns dos tipos de artesanatos mais antigos…

Como comentamos, esses incríveis bonecos de crochê possuem uma raiz muito antiga. As raízes desses bonecos são bastante antigas e começaram no Japão.

Nesse caso, os primeiros amigurumis foram feitos no Japão, especialmente no século XVII.

Na época, as pessoas começaram a criar pequenas figuras de animais e bonecas usando técnicas de crochê. No entanto, mesmo sendo bastante antigo, o termo “amigurumi” como vemos atualmente só veio se popularizar nos anos 80.

Diferenciais

O grande ponto que fez com que este formato de artesanato ganhasse relevância foi a sua estética única. Além de ser relativamente fácil de aprender – como falaremos mais a frente, ao comentar sobre curso de amigurumi.

Para quem domina a técnica dos Amigurumis, eles permitem que você use sua criatividade para produzir uma variedade de personagens, desde animais até figuras humanas.

O melhor é que, com o tempo, você consegue ir aprendendo cada vez mais sobre Amigurumi e criando cada vez mais as peças avançadas.

Esse ponto de ir sempre melhorando é algo que não vemos em todos os tipos de artesanatos, mas que, para quem está produzindo a peça, faz diferença. Quanto mais você estudar e aprender, melhores serão os seus amigurumis.

Sobre o surgimento, um último ponto a ser mencionado é que a popularidade desses bonecos foi feita recentemente.

No caso, a popularidade dos amigurumis foi bastante impulsionada pela internet, principalmente por vídeos de criação de amigurumis. Muitos vídeos que viralizaram sobre essa técnica mostram pessoas fazendo bonecos fofos ou super realista.

O melhor é que, como também comentamos, além de serem artesanatos interessantes, podem ajudar na decoração.

Um último ponto não muito comentado é em relação ao quesito terapêutico.

Eles não são apenas uma forma de artesanato, mas também um exercício terapêutico para muitos.

Por isso, independente de qual seja o seu objetivo com os Amigurumis, temos certeza que eles podem ser bastante úteis.

Preciso ter experiência com crochê para fazer Amigurumi?

Ao falar mais sobre os Amigurumis, muitas pessoas comentam sobre o crochê.

Será que é realmetne preciso ter experiência com crochê para fazer os amigurumis?

Bom, na prática, não, você não precisa ter experiência.

Não é estritamente necessário saber crochê para fazer amigurumi, mas é claro que ter conhecimento básico dessa técnica pode ser muito útil.

Como comentamos antes, essa é uma forma de arte que envolve criar pequenos bonecos e figuras usando crochê ou tricô. Embora o crochê seja a técnica mais comum usada para fazer amigurumis, algumas pessoas também usam tricô ou até mesmo costura à mão para criar esses bonecos.

Então, se você tem experiência com tricô, por exemplo, vemos que isso já lhe ajudará.

Mas, se você já sabe crochê, isso lhe dará uma vantagem gigante, pois muitos amigurumis são crochê em espiral.

Essa é uma técnica que os iniciantes costumam levar um certo tempo para aprender, mas que é comentada bastante em curso de amigurumi. Incluindo no curso que falaremos mais a frente.

No caso da técnica, ela envolve a criação de círculos e aumentos para moldar o corpo e a cabeça da figura. Além disso, falando mais sobre o crochê, o conhecimento das técnicas, como pontos baixos, aumentos e diminuições, facilitará a criação de formas e detalhes mais complexos em seu amigurumi.

Começando sem Epxeriência

Se você tem uma noção, mesmo que básica, saiba que isso facilitará muito. Uma pessoa que já tem uma certa noção costuma aprender a fazer amigurumi de forma muito fácil.

No entanto, se você não sabe crochê, também possível aprender a fazer amigurumis.

Como iremos abordar melhor mais a frente, para quem está começando sem experiência com crochê, o ideal é iniciar por um bom curso de Amigurumi.

Evite tutoriais rápidos ou dicas de Internet. Para quem está começando, essas dicas e tutoriais que vemos por aí costumam mais atrapalhar do que ajudar.

É por isso que, se você não tem nenhum tipo de experiência e está começando, busque por um bom Curso Online de Crochê.

Além disso, muitas pessoas começam fazendo amigurumis usando kits de crochê específicos para amigurumi. Esses kits geralmente incluem todos os materiais necessários, como fios, agulhas de crochê e instruções detalhadas para criar um amigurumi específico. Também falaremos mais sobre os materiais logo a seguir.

Mas, se você já encontrar um kit de Amigurumi, saiba que facilitará muito.

Para aqueles que preferem tricô ou costura, é possível encontrar padrões de amigurumi projetados para essas técnicas. Embora os resultados possam ter uma estética ligeiramente diferente, ainda é possível criar bonecos de pelúcia adoráveis e personalizados.

O que mais recomendamos é que, antes de começar uma peça, você veja qual técnica mais atende ela. Se é melhor começar ela com uma técnica pura de crochê ou se faz mais sentido ir pro tricô.

Para cada técnica, sempre haverá um tipo de costura que encaixará mais. Cabe a você analisar na hora de fazer o seu crochê.

O que você precisa comprar antes de fazer um curso de amigurumi?

Se você vem buscando por cursos online de crochê grátis ou curso de crochê presencial, possivelmente você encontrou algumas opções.

O que sugerimos agora é que, antes de tomar qualquer decisão, você espere até o final.

Ao final deste nosso conteúdo, iremos lhe mostrar o que deve ser analisado em um curso de crochê/amigurumi.

Mas, antes disso, independente do tipo de curso que você escolher, uma coisa você precisará:

Bons acessórios e equipamentos para fazer amigurumi.

Sem os acessórios e equipamentos certos, dificilmente você vai conseguir fazer os seus amigurumis.

Sendo assim, agora, vamos entender alguns dos materiais que você precisa comprar, antes mesmo de fazer um curso online de amigurumi. 

Linha certa

Começando pelo material base para fazer os seus Amigurumis, é preciso que você compre bastante linhas de crochê. 

Como bem havíamos dito lá no início, a linha base usada nos amigurumis é a linha de crochê.

Por isso, principalmente para quem está começando, é bom comprar uma boa quantidade de linhas. 

Falamos que pro iniciante é melhor ter uma alta quantidade porquê, quando estamos começando, a tendência é que ainda não tenhamos dominado a técnica. 

Dessa forma, no geral, você precisará usar mais linhas até que consiga realmente apurar a técnica.

Então, o que mais sugerimos é que o item que você mais compre sejam as linhas de crochê. Com uma grande quantidade de linhas de crochê, você vai conseguir começar bem a praticar. 

Agora, se você já tem uma certa experiência com o mercado de Amigurumi, é claro que você precisa de um pouco menos de linhas. 

Com isso, só cabe a você analisar o quanto precisará de linhas e assim, comprar. 

Tesoura

Um outro item fácil de conseguir, barato e que também é bastante necessário é a tesoura. 

Nesse caso, se você quer começar com o mercado de artesanato, especialmente de Amigurumis, a tesoura será extremamente necessária. 

O melhor desse tipo de acessório é que, além de tudo, ele é bem barato.

Então, sem dúvidas você gastará pouquíssimo com a tesoura e conseguirá usá-la por um bom tempo. Sobre o uso dela, geralmente a usamos para conseguir cortar linhas ou excessos durante o crochê. 

Cola

Principalmente para aqueles que pretendem confeccionar bonecos de Amigurumi, a cola será de suma importância.

A cola ela é usada geralmente para colar algum tipo de acessório no seu Amigurumi. 

Então, imagine que você montou todo o boneco e está faltando colar alguns acessórios de tecidos, por exemplo.

Nesse caso, basta você utilizar uma cola apropriada e colá-los. Sobre o tipo de cola, nós recomendamos uma cola de tecido. 

Ela costuma ser uma das mais úteis para quem faz crochê. 

Botões

Como um outro tipo de item que ajuda muito as pessoas que fazem bonecos ou animais de Amigurumi, nós temos os botões. 

No caso dos botões, geralmente usamos eles para fazer olhos em nossos Amigurumis. É possível fazer também com o próprio crochê, mas dificilmente ficará arredondado.

Por isso, o mais recomendado é que, no lugar dos olhos do seu Amigurumi, você coloque botões. 

Sobre o tipo de botão que você deve comprar, isso vai variar muito em relação ao tipo de Amigurumi que você está fazendo. Portanto, o ideal é que você veja os tipos de bonecos de amigurumi que deseja fazer e, assim, veja quais são os botões que você usará.

No geral, nós sempre sugerimos os botões pretos clássicos, de tamanho pequeno ou médio. 

Esses costumam ser um tipo de botão muito útil e que atende bem no dia a dia.

Então, a tendência é que você consiga usá-los para fazer vários amigurumis. 

Tecidos Extras

Junto aos botões, é bom que você veja também se há tecidos extras em seu kit de amigurumi.

Os tecidos extras são tecidos, de diversos formatos e cores, que irão lhe ajudar a montar melhor o seu amigurumi. 

Assim como acontece com os botões, os tecidos são úteis no momento em que você deseja incrementar o seu modelo. 

Então, se você deseja fazer algum detalhe usando tecidos, pode ser útil ter algum deles à sua disposição. 

Modelos de Amigurumi: Iniciantes, Intermediários e Avançados;

Agora que já falamos dos materiais que você deverá ter antes de comprar um curso de Amigurumi, para melhorar ainda mais, falaremos um pouco dos modelos de Amigurumi que você conseguirá fazer sendo um iniciante, intermediário ou avançado.

Sendo assim, são eles:

Amigurumis para Iniciantes

Curso Online de Amigurumi

Para quem está iniciando agora um curso online de Amigurumi e nunca teve experiência com crochê, o ideal é partir pros Amigurumis de iniciantes.

Esses são modelos de crochê que, por serem para pessoas que estão começando, possuem um grau de complexidade baixo.

Então, no caso desse tipo, o ideal é que sejam modelos sem muitos detalhes – exatamente para que a pessoa que está começando tenha uma noção de como fazer.

Às vezes, quando estamos aprendendo a fazer um Amigurumi, acabamos assistindo muitos vídeos ou tutoriais na Internet. 

Isso é negativo porque, na maioria dos casos, esses tutoriais os mostram modelos que tem um grau de complexidade maior. Algo que não encaixa bem em quem está começando.

Dessa forma, para quem está na fase iniciante, os amigurumis que mais recomendamos são aqueles de animais fáceis de fazer – sem muita complexidade – ou de personagens.

Tudo sem um grau elevado de complexidade. 

Intermediários

Amigurumi passo a passo

Agora, para quem já está em um estágio mais intermediário dos Amigurumis, o ideal pode ser buscar por Amigurumis um pouco mais complexos. Ainda sem nada extremamente difícil, mas sim com um grau de complexidade um pouco maior.

Nessa questão, o ideal é que você opte por bonecos ou animais que exigem um trabalho maior. 

Como por exemplo, podemos imaginar aqueles Amigurumis que exigem uma técnica um pouco mais avançada para fazê-los.

Dessa forma, onde você consiga fazer os Amigurumis, mas sem tanta facilidade.

Às vezes, nesse processo de buscar por opções intermediárias, pode ser que você leve até mais de um dia para montar o seu modelo. Isso é normal e só mostra que o grau de dificuldade está começando a ficar maior. Aqui no nosso blog, nós temos uma série de opções de animais e personagens que podem servir para quem está em estágio intermediário.

Por isso, se você já está fazendo um curso online de crochê, por exemplo, é interessante que você comece a se desafiar mais com esses modelos mais difíceis. 

Avançado

Curso de Crochê

Chegando na fase avançada do processo, temos os Amigurumis que são verdadeiramente complexos. 

No caso, aqueles Amigurumis que contam com um nível de dificuldade alto e que, por isso, são para as pessoas que já dominam a técnica do Amigurumi. 

Se você já aprendeu a fazer Amigurumi e tem domínio para fazer qualquer modelo, pode-se considerar uma pessoa em estágio avançado.

Com isso, o que consideramos como avançado é uma pessoa que tem autonomia para criar qualquer personagem.

Geralmente, os modelos mais avançados são aqueles maiores e com mais detalhes.

Em comparação com os amigurumis fáceis, os modelos mais avançados são muito detalhistas e contam com um nível de atenção maior. Às vezes, uma única costura errada pode acabar destruindo o seu modelo. 

É por isso que, esses modelos mais complexos, exigem que você só faça quando estiver dominando o crochê. Como sugestão para quem deseja se desafiar e ver como é fazer um Amigurumi mais difícil, recomendamos que você comece a fazer animais e bonecos maiores e que exigem mais detalhes.

Novamente, aqui no nosso blog, temos um conteúdo apenas sobre modelos e ideias de Amigurumi. 

Vale a pena fazer um curso grátis de Amigurumi?

Curso Online de Amigurumi

Agora, se aproximando do final deste nosso conteúdo, uma dúvida clássica acaba surgindo: 

Vale a pena fazer um curso grátis de crochê/amigurumi ou é melhor um curso pago?

Com toda certeza, não vale a pena fazer um curso grátis de Amigurumi. De modo geral, os cursos gratuitos tendem a ser incompletos, com poucas aulas e com explicações rasas.

Para quem está começando agora nesse universo do crochê, isso é a pior coisa possível. Para aprender a fazer amigurumis com qualidade, o ideal é que você busque por aulas e por cursos que ensinem passo a passo.

Então, na nossa concepção, a melhor forma é buscar por amigurumi passo a passo, que é o que você encontrará em um curso pago. Em um curso de qualidade, como o que recomendaremos abaixo, você conta com aulas passo a passo, bem explicadas e feitas para iniciantes. 

Tudo para que você consiga aproveitar ao máximo e, mesmo que não tenha experiência alguma, consiga ir evoluindo e dominando a arte dos Amigurumis. 

Por isso, se você quer um bom curso online de Amigurumi, clique agora no botão abaixo: 

É melhor fazer um curso presencial ou online de Amigurumi?

Uma outra dúvida importante é em relação ao formato do curso. 

Ainda hoje, existem muitas pessoas que perguntam se compensa mais fazer um curso presencial de crochê ou online.

Para nós, não há dúvidas de que os cursos online tendem a ter uma qualidade muito maior. Além disso, se formos comparar, o preço de um curso online de crochê é muito mais acessível.

Geralmente os cursos presenciais são caros e contam com uma série de desvantagens em comparação aos cursos online.

No formato online, além de ver as aulas quando você quiser, você também pode reassistir as aulas quando bem entender.

Isso é algo que faz total diferença pro aprendizado, mas que, fazendo presencialmente, você não tem. 

Portanto, por todos esses fatores, optamos que você comece pelo curso online de crochê. Compensa muito mais. 

Quanto tempo leva para aprender?

O tempo de aprendizado é uma variável que não há uma resposta concreta.

isso porquê, se formos ver, depende muito de pessoa para pessoa.

Existem pessoas que conseguem aprender a fazer Amigurumi em 1 semana, outras que podem levar alguns meses.

Mas, de modo geral, podemos considerar que você levará em média 1/2 semanas para começar a fazer os seus primeiros Amigurumis. 

Qual custo para fazer um boneco de amigurumi?

Por incrível que pareça, você gastará muito pouco fazendo um amigurumi.

Com os materiais que você precisará para fazer o seu boneco de crochê, você conseguirá fazer muitos outros.

Então, contando o custo unitário, vemos que ele é bem baixo.

Comprando aqueles itens que citamos no início, você vai conseguir fazer vários Amigurumis.

Então, até para quem pensa em aprender a fazer amigurumi para vender, vemos que pode compensar bastante. 

Existem pessoas que vivem apenas da venda deste tipo de artesanato. Então, é realmente uma habilidade que compensa bastante. 

Afinal, qual o melhor curso de amigurumi da atualidade?

Curso de Crochê e Amigurumi passo a passo

Para finalizar, é importante falarmos sobre qual o melhor curso de Amigurumi da atualidade.

Na nossa opinião, o melhor curso hoje em dia é o (Nome do Curso).

Nele, você conseguirá aprender a fazer Amigurumis do básico ao avançado. O melhor de tudo é que as aulas são em formato passo a passo e com uma ótima didática. 

Então, mesmo que você nunca tenha tido experiência com crochê, você conseguirá aprender.

Dessa forma, vale a pena você conhecer este incrível curso:

Deixe um comentário

Aprenda a Criar Amigurumis Incríveis!

Descubra o mundo encantador dos amigurumis com o nosso curso completo. Aprenda a fazer adoráveis bonecos de crochê passo a passo.

Inscreva-se agora